HIPERSENSIBILIDADE
AUDITIVA, HIPERACUSIA, FONOFOBIA: O MUSICOTERAPEUTA AVALIANDO,
DESSENSIBILIZANDO, RESGATANDO O PRAZER DO MUNDO SONORO PERDIDO. CONHEÇA UM POUCO
MAIS SOBRE ESTE UNIVERSO AINDA DESCONHECIDO DA MAIORIA DAS PESSOAS...
Nydia do Rego
Monteiro- 22 de Novembro de 2012-Dia da Música
Alguns indivíduos apresentam uma sensibilidade auditiva
excessiva que os tornam intolerantes a certos sons, mesmo em níveis baixos de intensidade.
Quando em grau severo, a hipersensibilidade a sons pode ter efeitos
devastadores na qualidade de vida do indivíduo. Qualquer atividade diária com
um mínimo de exposição sonora pode ser afetada ou até impossibilitada pela
hipersensibilidade. Infelizmente, a hipersensibilidade a sons é pouco conhecida
e até desvalorizada por grande parte das pessoas e até mesmo dos profissionais
da área de saúde e médicos. Não existem dados precisos e atualizados sobre a
prevalência de hipersensibilidade a sons na população geral e ainda são poucas
as pesquisas sobre sua ocorrência. O estudo separado de cada tipo de
hipersensibilidade a sons permitirá uma melhor compreensão do paciente e a
adoção de tratamentos específicos. O Médico Otorrino, o Musicoterapeuta e Fonoaudiólogo
são os profissionais mais indicados para
estudar, avaliar, detectar na clientela envolvida e buscar tratamentos
específicos que auxiliem esta mesma clientela na melhoria da qualidade do
atendimento terapêutico e/ou sua interação social. O Musicoterapeuta específicamente, dessensibilizando e trazendo novamente qualidade de vida aos
casos de maior desconforto auditivo. Um grupo de Musicoterapeutas Piauienses tem se reunido para pesquisar a partir
de suas práticas clínicas sobre processos de dessensibilização com diferentes clientelas.
HIPERACUSIA
É a tolerância reduzida a sons, mesmo em intensidade
moderada. Neste caso o indivíduo apresenta uma reação intensa e anormal das
vias auditivas a sons comuns do meio ambiente, como o som de abrir e fechar uma
janela, o som de uma torneira aberta, do funcionamento do computador, do
tilintar do garfo no prato, por exemplo, devido a uma alteração no
processamento auditivo central. Os limiares de audição não diferem dos limiares
de indivíduos normais e, ao contrário do que sugere o nome, indivíduos com
hiperacusia não ouvem mais que outras pessoas com audição normal. HYPERACUSIS NETWORK (2000) definiu a hiperacusia como um colapso da
tolerância da sensação de intensidade. Para estes indivíduos todos os sons
produziriam desconforto, uma vez que a intensidade sonora considerada como
desconfortável, seria bem abaixo daquela julgada como desconfortável pelos
outros. Para alguns deles, a hiperacusia significaria uma audição extremamente
sensível, ou melhor do que possuíam anteriormente. JASTREBOFF
& JASTREBOFF (2000) definiram a hiperacusia como um aumento da
sensibilidade para sons. Relataram que a hiperacusia poderia resultar de
mecanismos periféricos e centrais.
*TABELA DE TESTIFICAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE INTOLERÂNCIA
AUDITIVA
COMPORTAMENTO
|
PONTUAÇÃO
|
Nenhum
comportamento
|
0
|
Piscar
os olhos
|
1
|
Apresentar espasmos nos MMSS
|
2
|
Irritar-se e resmungar
|
3
|
Colocar as mãos nos ouvidos
|
4
|
Chorar
|
5
|
*3 reações- o impacto na
adaptação a ambientes sociais ou terapias comunitárias como Fisioterapia
e Terapia Ocupacional
*NASCIMENTO, Marilena. Musicoterapia e a reabilitação do
paciente neurológico-”Modelo de dessensibilização na intervenção
musicoterapeutica”-São Paulo: Memnon, 2009.
Ò Tabela
apresentada no livro
Como musicoterapeuta com experiência na área de neurologia e
reabilitação física temos acumulado já
alguma experiência em dessensibilização com crianças com hiperacusia , cada vez
mais precocemente com bebês e temos descoberto na prática tratamentos
diferenciados , também com clientelas
com zumbido como adultos e outras formas de dessensibilização para os
hiperacúsicos surgidos pós-lesão cerebral.(Ainda em estudo)
E as hipersensibilidades associadas a certos sons ou seus
significados que durante a Anamnese e Investigação cuidadosa na Ficha
Musicoterapêutica que só o profissional Musicoterapeuta realiza é detectado com
seu paciente antes de iniciar o tratamento ... Temos trabalhado com clientelas com :
É o medo da exposição sonora. Citados
BASSANELLO,(HALL & MUELLER ,1998)
reação anormal do sistema límbico e autônomo, sem uma ativação dos
sistemas, resultando em um aumento de conexões entre o sistema límbico e
auditivo. PHILLIPS & CARR (1998) uma desordem central apresentando respostas condicionadas intensas para sons,
quando não seria esperado provocar tal reação.
DICAS
Ò HYPERACUSIS
NETWORK (2000) recomendou
como tratamento
da hiperacusia, o aconselhamento. Ressaltou também
que os profissionais deveriam ter cuidado com exames que envolveriam o uso
de sons intensos, recomendando que o nível de
tolerância aos sons
devesse ser conhecido antes da avaliação audiológica.
Alguns cuidados
que o paciente deveria ter na sua rotina diária também foram
relatados,
tais como: escolher cuidadosamente o material do travesseiro
para que
ele não prejudique o seu sono, materiais ásperos geralmente
incomodam
o paciente hiperacúsico; o período da manhã geralmente é mais crítico para estes indivíduos,
então aconselha-se a ficar em um ambiente mais calmo; em festas é importante
que o paciente chegue mais cedo para que se
acostume com os sons pausadamente; pode-se ajustar o
barulho da água
do chuveiro para que não incomode; não entrar na
cozinha e sim esperar
que as pessoas acabem de lavar e guardar louças para
que os sons
possam ter diminuído; fechar a janela de carro,
trem, ônibus em alguns
momentos; nos restaurantes não sentar em locais com
muito barulho;
caminhar em parques ao invés de caminhar próximo aos
locais de
trânsito; pode-se diminuir o volume do rádio ou da televisão
quando for
ligá-los; na escola preferir professores homens
devido ao timbre que é
mais suportável pelo paciente hiperacúsico; em
locais onde há animais
colocar os tampões auriculares.
Um comentário:
Boa tarde!
Meu nome é Joice e sou hiperacústica.
Gostaria de manter contato e que me indicasse algum profissional aqui no Espírito Santo.
Obrigada
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