domingo, 30 de maio de 2010

QUADRO DE DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL

ESTE ANO TENHO ORGANIZADO E APLICADO UM QUADRO DE DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL PARA CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS.O OBJETIVO É LOCALIZAR A FASE DE DESENVOLVIMENTO QUE A CRIANÇA ESTÁ ANTES DE INICIAR TRATAMENTO MUSICOTERAPEUTICO (GERALMENTE NO CENTRO DE REABILITAÇÃO E NO MEU CONSULTÓRIO ELA TEM UM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR), ESTABELECER OBJETIVOS E IR AVALIANDO SUA EVOLUÇÃO PELO QUADRO E CASO ALCANCE OBJETIVOS VIÁVEIS, DAR ALTA. PARA ISSO O DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO PADRÃO NORMAL É UTILIZADO COMO REFERENCIA. POR ISSO O EDUCADOR INFANTIL, MUSICAL OU NÃO TAMBEM PODE APLICÁ-LO PARA PLANEJAR SUAS AULAS E AVALIAR A EVOLUÇÃO DE SUAS CRIANÇAS. INCLUSIVE ,DETECTAR DIFICULDADES E ENCAMINHAR PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE. ESTE QUADRO FOI UMA NECESSIDADE DE MEU TRABALHO DIÁRIO NO CENTRO DE REABILITAÇÃO FÍSICA EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (FISIOS, TOS,PSICOS, FONOS, MÉDICOS, EDUCADORES FÍSICOS, ARTE, PEDAGOS, E OUTROS) PARA ELABORAR RELATÓRIOS OBJETIVOS , PONTUAIS E CLAROS EM NOSSA ANÁLISE PARA A EQUIPE. ************************************************************************************* ************************************************************************************** -1 MÊS / 2 MESES- Os recém-nascidos reconhecem vozes familiares ouvidas durante a gestação a partir do 5º mês , principalmente as da mãe .Reconhecem tambem melodias ouvidas durante a gravidez da mãe, quase sempre ficando tranquilos.São sensíveis às notas musicais e têm capacidade para reconhecer as dissonâncias e mudanças de tom das melodias . Ao ouvir uma música, os bebês já são capazes de identificar o intervalo entre as batidas e o padrão que elas obedecem, criando expectativas quanto ao início de um novo compasso. O choro é sua comunicação. Emite sons como:ah,eh,uh. Segura maracá, chocalho. Percebe sons com rapidez. Reconhecem o rosto da mãe.Acompanham com os olhos os objetos e os sons. ************************************************************************************* ************************************************************************************** -3 MESES- Fase do balbucio. Prazer em repetir sons. Intervalo de 3ª menor é emitido (mi a sol 3). Gosta de objetos sonoros e coloridos.Começa a voltar a cabeça para a fonte sonora. Produz ruídos com a garganta e estala o céu da boca .Reage a barulhos arregalando os olhos. As mãos são a descoberta e as mantem abertas e segura objetos com firmeza. Bate em um móbile e consegue um som ou movimento.(relação causa e efeito) Leva tudo a boca. Chora quando é deixado sozinho.(sinal de sociabilidade) Sorri em resposta a outro sorriso e a conversas . ************************************************************************************* ************************************************************************************** -6 MESES- Localiza sons laterais. Brinca com objetos sonoros.Sacode maracás e chocalhos. Emite sons simples.Pode balbuciar mama, papa sem associar significado. Lambe,morde, chupa tudo a seu alcance.Pode discernir vozes:amáveis de bravas. Imita expressões. Se diverte com jogos;”cadê nenê?Achou! ************************************************************************************* ************************************************************************************** -9 MESES- Localiza sons para o lado e para baixo indiretamente. Entende algumas palavras como o “não”, seu nome, Brinca de soltar brinquedos no chão e espera que peguem de volta.Busca objetos.Fase da lalação:da,nenê.Emite sons semelhantes ao seu meio.Bate palmas,joga beijos,dá tchau.Toca tambor,pandeiro,maracás,chocalhos e outros. Utiliza baquetas com as 2 mãos.Polegar e indicador funcionam como pinça para pegar. ************************************************************************************* ************************************************************************************** -1 ANO- Localiza sons laterais, para baixo e indiretamente para cima.Tenta se expressar e aponta. Fala “dá”.Entende conceitos como “aqui”,”lá”,”dentro”,”fora”,”para cima”,”para baixo”.Ataques de birra.Imita e copia ações e pessoas.Entende comandos.Grava músicas e algumas palavras e significados.Canta palavras dos finais de frases.A tessitura de voz pode alcançar 5 sons.(dó a sol 3).Gosta de dançar, apertar botões. Gosta de instrumentos de teclado.Pode soprar apitos e flautas.A rotina e firmeza dos pais ajudam a reforçar a estrutura emocional das crianças.Brincadeiras de “esconde-achou” ajuda a lidar com perda e reencontro. ************************************************************************************* ************************************************************************************** -2 ANOS-Localiza os sons em qualquer ângulo.Período da justaposição de 2 palavras.Gosta de elogios e agradar a adultos.Entende simbolismos. Começo do prazer da socialização.Começa a perceber as regras. Localiza objetos e aponta.Pode fazer instrumentos musicais simples como maracás.Responde a perguntas e a conversa. Possessivo, quer que tudo seja dele.É marcado pelo negativismo:”Não vou”,”não quero”, “não gosto”.Toca instrumentos de bandinha rítmica e mantem rítmo por imitação.Ex:pandeiro, tambor, castanhola, reco-reco,ganzá,etc.Canta músicas inteiras (dó a lá 3)e repete movimentaçõeS. ************************************************************************************** O QUADRO COMPLETO É ATÉ 5 ANOS. A ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO ESTÁ SENDO FEITA E A REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA CONSTA NA MESMA. **CASO VOCÊ TENHA INTERESSE EM APLICÁ-LO, ENTRE EM CONTATO COMIGO . ENVIAREI COMPLETO. AS EXPLICAÇÕES E QUESTIONÁRIO TAMBEM. OBRIGADA PELO SEU INTERESSE E PARTICIPAÇÃO. NYDIA .

3 comentários:

Jéssica disse...

Olá Nydia... Meu nome é Jéssica e sou Musicoterapeuta em São josé do rio preto-SP, adorei este quadro de desenvolvimento que vc fez e gosto muito de ler seus artigos... GOstaria de pedir se vc pudesse me enviar este material por e-mail agradeço jessicaraposo@gmail.com.br

Flávio Correia disse...

Olá Nidia! Sou o Flávio cursista do último semestre de músicoterapia. Achei interessantíssimo seu artigo. Será que vc poderia me enviá-lo por e-mail, tambem: flaviocorreia.mt@gmail.com

Grato

Flávio Correia

Centro de Estimulación-Musicoterapia disse...

ola! sou Gabriela, musicoterapeuta pela USAL, gostei deste quadro de desenvolvimento..pode enviar-me o completo ate s 5 anos pelo email?
micuroci@hotmail.com
Muito obrigada!
www.gabrielarodriguezgil.wordspress.com