OBJETIVO: -TRAZER NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE: MUSICOTERAPIA,MÚSICA, NEUROCIÊNCIAS E SAÚDE. -Divulgar trabalhos da musicoterapia do Piauí,do nordeste, do Brasil e do mundo.
sábado, 4 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
2 NOVOS ARTIGOS MEUS PUBLICADOS
REVISTA SAPIENCIA - FUNDAÇÃO DE PESQUISA DO PIAUÍ.
"MUSICOTERAPIA E PRATICANTE ESPORTIVO"-p.37
http://www.fapepi.pi.gov.br/
nº 25 Ano VI-Setembro de 2010-ISSN-1809.0915-Distribuição em meios
acadêmicos e científicos
REVISTA PERSONARE
"CANTAR PARA VIVER EM HARMONIA"
http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/1002/cantar-para-viver-em-harmonia
***Posso lhe enviar se você tiver interesse."
"MUSICOTERAPIA E PRATICANTE ESPORTIVO"-p.37
http://www.fapepi.pi.gov.br/
nº 25 Ano VI-Setembro de 2010-ISSN-1809.0915-Distribuição em meios
acadêmicos e científicos
REVISTA PERSONARE
"CANTAR PARA VIVER EM HARMONIA"
http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/1002/cantar-para-viver-em-harmonia
***Posso lhe enviar se você tiver interesse."
terça-feira, 23 de novembro de 2010
4º ENCONTRO PIAUIENSE DE MUSICOTERAPIA
NESTE DOMINGO, DIA 28 DE NOVEMBRO.
Das 8:30 h as 12:30 h
AUDITÓRIO - CACC- UFPI- Ao lado Cine Teatro e Espaço Cultural Noé Mendes.
Entrada pelo Estacionamento da Biblioteca Central.-Teresina-PI
Inscrições limitadas.
Maiores informações e inscrições:
http://www.associacaodemusicoterapiadopiaui.blogspot.com/
Não percam e ajudem a divulgar...
Das 8:30 h as 12:30 h
AUDITÓRIO - CACC- UFPI- Ao lado Cine Teatro e Espaço Cultural Noé Mendes.
Entrada pelo Estacionamento da Biblioteca Central.-Teresina-PI
Inscrições limitadas.
Maiores informações e inscrições:
http://www.associacaodemusicoterapiadopiaui.blogspot.com/
Não percam e ajudem a divulgar...
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Amor tem efeito analgésico similar a medicamento
Amor tem efeito analgésico similar a medicamento: "Os resultados sugerem que a ativação dos sistemas de recompensa neurais através de meios não-farmacológicos pode reduzir a experiência da dor."
sábado, 2 de outubro de 2010
PRATIQUE O SILÊNCIO DA PAZ- Novo artigo publicado : http://www.personare.com.br/revista/identidade/materia/878/pratique-o-silencio-da-paz
7 MINUTOS DE SILÊNCIO PELA PAZ . DIA 9 DE OUTUBRO - SÁBADO ÀS 18 H. ESPALHE ESTA PRÁTICA...
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
MUSICOTERAPEUTA
domingo, 5 de setembro de 2010
MUSICOTERAPIA & NEUROCIENCIAS E MUSICOTERAPIA NEUROLÓGICA
Este ano no Brasil eventos fantásticos estão acontecendo nestas áreas. Participei do Curso de Neurociências e a Música em SP (agosto)com uma das maiores pesquisadoras desta área no mundo: Isabelle Peretz(Montreal -Canadá). Além das pesquisas já publicadas , ela trouxe novidades de pesquisas em andamento ainda não publicadas. Para o meu trabalho prático e os que estou desenvolvendo para apresentar em Salvador (30 e 31 de outubro)foi muito útil e esclarecedor. O CIMNAT- Congresso Internacional de Música, Neurociencias, Arte e Terapia que tambem pude participar foi além de minhas expectativas em relação a organização, palestrantes, cursos, organização e conteúdo. Muito bom! Parabens ao Centro de Musicoterapia Benenzon -Brasil -SP!
-Não pude ir ao Curso de Musicoterapia Neurológica oferecido pela Sociedade Brasileira de Musicoterapia Neurológica- Goiania com as musicoterapeutas argentinas Camila Pfeiffer e Letícia Alberti (Neuromúsica). Mas já soube do sucesso de público e conteudo do curso. Perdi, mas me consolo por estar fazendo o curso de musicoterapia Neurológica da neuromúsica (Argentina) com as citadas musicoterapeutas.Tenho aprendido muito e melhorado minha prática.*****************************************************************************
-Em outubro o ENPEMT-X ENPEMT · Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia
Pesquisa em Musicoterapia: especificidades e diálogos com outros campos epistemológicos.
29 a 31 de Outubro de 2010
Hotel Golden Park, Salvador · Bahia · Brasil
Realização ASBAMT
NÂO PERCAM!!!
Cada vez mais a Musicoterapia no Brasil tem intensificado sua atuação e provado sua eficácia .
Eventos em diversos estados do Brasil , inclusive no Piauí , marcarão no dia 15 de setembro o dia do MUSICOTERAPEUTA.
sábado, 14 de agosto de 2010
quinta-feira, 8 de julho de 2010
SITE DA THELMA CHAN EM JULHO
NESTE MÊS DE JULHO O SITE DA THELMA CHAN ESTÁ ESPECIAL PARA CRIANÇAS.TEM NOVIDADES E JOGUINHOS ESPECIAIS PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NESTAS FÉRIAS. NOSSO ARTIGO "EDUCAÇÃO MUSICAL TRANSFORMA" ESTÁ NELE. SINTO-ME HONRADA PELA ESCOLHA DA MARAVILHOSA MAESTRINA, COMPOSITORA, CANTORA, EDUCADORA: THELMA CHAN .
www.thelmachan.com.br
"www.thelmachan.com.br/palavradeamigo_Nydia%20Monteiro.html"
domingo, 27 de junho de 2010
MUSICOTERAPIA http://m.revistasextosentido.net/products/musicoterapia/
LEIA MEU NOVO ARTIGO PUBLICADO. DESTA VEZ NA REVISTA SEXTO SENTIDO
A Musicoterapia tem como objetivo desenvolver potenciais ou restabelecer funções do indivíduo para que tenha uma melhor qualidade de vida.
Por Nydia do Rego Monteiro
**************************************************************************************
Ao lermos ou ouvirmos a palavra musicoterapia, seu significado imediato é o bem-estar que a música pode proporcionar. E logo pensamos: é ouvir música para ficar bem. Essa é a forma mais simples e imediata de raciocinar sobre ela. Também temos o hábito de dizer que é terapia tudo que nos causa efeito positivo quando fazemos.
Mas a musicoterapia é muito mais que a palavra, que o significado imediato e o que pensamos saber.
Musicoterapia é ouvir música, utilizar sons, fazer música, tocar, cantar, movimentar, improvisar, criar, compartilhar, relaxar, extravasar, alterar tônus e muito mais. Ela é realizada por um musicoterapeuta qualificado, que passou pelo menos 3.000 horas se preparando no curso de graduação ou se pós-graduando.
Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia: “é a utilização da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação, reabilitação ou tratamento.”
Em todo o mundo, podemos fazer tratamentos nesta área com profissionais devidamente capacitados. No Brasil, existem aproximadamente 3.000 profissionais formados e disponíveis em diversos ambientes da área de saúde, educação, consultórios, empresas etc. São registrados em associações de seus Estados, que estão filiadas à UBAM (União Brasileira de Associações de Musicoterapia). Os atendimentos são particulares, pelo SUS, gratuitos ou cobertos por ainda poucos planos de saúde.
A clientela pode ser variada e diversificada por faixas etárias, classes sociais e culturas. Existe uma única contraindicação: a pessoa que sofre de uma epilepsia mais rara, musicogênica, em que crises são desencadeadas por sons.
É uma terapia muito apreciada, inclusive em hospitais e em tratamentos paliativos. Não causa rejeição, ao contrário, desperta prazer e a sensação benéfica de vida e saúde. O vínculo terapêutico é muito mais rápido que outras terapias, porque a música intermedeia e agiliza essa relação. O paciente que passa por essa terapia costuma aceitar mais seu tratamento interdisciplinar e a entrada de outros profissionais, quase sempre aceitando melhor os tratamentos dolorosos e invasivos.
A música é nossa companheira, vitalizadora de toda uma vida antes mesmo de respirarmos, ainda abrigados em meio líquido. É a nossa referência de cada momento vivido, seja de prazer, alegria ou dor e saudade. Podemos utilizá-la sempre em nosso benefício, mas caso nossas fragilidades ou necessidades aumentem, podemos procurar um profissional qualificado para nos ajudar. Procure um musicoterapeuta em sua cidade. As sessões podem ser individuais ou em grupo.
Dicas de uma musicoterapeuta
Para Você:
Tenha o hábito saudável de ter um tempo diário para você. Alguns minutos por dia podem fazer uma grande diferença em sua saúde mental, física e até mesmo espiritual. Procure ouvir músicas selecionadas por você, que lhe façam bem e lhe tragam bem-estar. Se o melhor horário é antes de dormir, que seja, mas faça disso um hábito. Presenteie-se diariamente. Ame-se sempre!
A nossa identidade sonora é única. O que serve como musica relaxante para um, pode provocar reações contrárias em outro. Por isso, se não souber ainda o que lhe faz bem, pesquise pela internet ou diretamente nas lojas especializadas, ouvindo e sentindo o impacto que cada música pode lhe causar. Você merece! E vale a pena arrumar um tempo para isso. Em pouco tempo, já terá um repertório adequado e o efeito benéfico será visível.
Para muitos, o canto (videokê, aulas em casa, lazer) tem se tornado um hábito prazeroso, que traz benefícios respiratórios, inter e intrapessoais, na afinação, projeção e articulação de voz, melhoria de memória e ampliação de repertório. Experimente! Ou então, que tal entrar em um coral?
Existem muitos em segmentos variados, inclusive em ambientes de trabalho ou religiosos. Todos que participam geralmente ficam mais felizes, ampliam suas relações sociais e culturais, além de todos os benefícios enumerados anteriormente no canto. É comum também descreverem o efeito terapêutico do canto coral.
Para Gestantes:
Ouça músicas selecionadas especialmente para seu bebê, de repertório tradicional familiar (bisavós, avós, mães, etc.) ou escolhidas exclusivamente para ele, logo após a 16ª semana. A audição do bebê já está plenamente desenvolvida ainda no ventre da mãe nessa fase. O hemisfério direito do cérebro do feto está em pleno desenvolvimento e as melodias e vozes estão ficando arquivadas, e serão reconhecidas assim que ele nascer. Nem precisa dizer o quanto ele ficará mais tranqüilo e se sentirá mais seguro.
Para Idosos: É sempre bom exercitar a memória, a irrigação cerebral, o tônus da boca e o humor para quem já viveu tanto, fez tanto, amou tanto e se encontra inativo. Tantas vezes solitário, depressivo, achando que não é amado ou valorizado. A melhor forma é viajar no tempo, nesse imenso repertório de vida, formado sempre por incontáveis canções, cantores, compositores, bandas, orquestras. Se você é da família, amigo ou cuidador, resgate essas músicas e o faça cantar, falar sobre elas e rememorar sua tão grande experiência de vida. Essa lembrança antiga pode ser trazida também para o presente com conversas sobre fatos acontecidos ontem ou há pouco. Muitas músicas do passado estão sendo regravadas por novos artistas e poderão ajudar a situá-lo melhor no presente e compartilhar gostos. A música é um ótimo instrumento para isso. A troca vai ser maravilhosa e enriquecedora.
Nydia do Rego Monteiro
Educadora Musical e musicoterapeuta. Pós-graduada em musicoterapia, é presidente da Associação de Musicoterapia do Piauí (AMT-PI).
E.mail: nydiadoregomonteiro@yahoo.com.br
Informações:
www.musicoterapia.mus.br (informações de todos os Estados)
http://www.musicoterapiabrasil.org.br
Blog - www.musicoterapianopiaui.blogspot.com
sexta-feira, 25 de junho de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
AME-SE PARA SER AMADO
domingo, 30 de maio de 2010
QUADRO DE DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL
ESTE ANO TENHO ORGANIZADO E APLICADO UM QUADRO DE DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL PARA CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS.O OBJETIVO É LOCALIZAR A FASE DE DESENVOLVIMENTO QUE A CRIANÇA ESTÁ ANTES DE INICIAR TRATAMENTO MUSICOTERAPEUTICO (GERALMENTE NO CENTRO DE REABILITAÇÃO E NO MEU CONSULTÓRIO ELA TEM UM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR), ESTABELECER OBJETIVOS E IR AVALIANDO SUA EVOLUÇÃO PELO QUADRO E CASO ALCANCE OBJETIVOS VIÁVEIS, DAR ALTA. PARA ISSO O DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO PADRÃO NORMAL É UTILIZADO COMO REFERENCIA. POR ISSO O EDUCADOR INFANTIL, MUSICAL OU NÃO TAMBEM PODE APLICÁ-LO PARA PLANEJAR SUAS AULAS E AVALIAR A EVOLUÇÃO DE SUAS CRIANÇAS. INCLUSIVE ,DETECTAR DIFICULDADES E ENCAMINHAR PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE. ESTE QUADRO FOI UMA NECESSIDADE DE MEU TRABALHO DIÁRIO NO CENTRO DE REABILITAÇÃO FÍSICA EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (FISIOS, TOS,PSICOS, FONOS, MÉDICOS, EDUCADORES FÍSICOS, ARTE, PEDAGOS, E OUTROS) PARA ELABORAR RELATÓRIOS OBJETIVOS , PONTUAIS E CLAROS EM NOSSA ANÁLISE PARA A EQUIPE.
*************************************************************************************
**************************************************************************************
-1 MÊS / 2 MESES-
Os recém-nascidos reconhecem vozes familiares ouvidas durante a gestação a partir do 5º mês , principalmente as da mãe .Reconhecem tambem melodias ouvidas durante a gravidez da mãe, quase sempre ficando tranquilos.São sensíveis às notas musicais e têm capacidade para reconhecer as dissonâncias e mudanças de tom das melodias . Ao ouvir uma música, os bebês já são capazes de identificar o intervalo entre as batidas e o padrão que elas obedecem, criando expectativas quanto ao início de um novo compasso.
O choro é sua comunicação. Emite sons como:ah,eh,uh. Segura maracá, chocalho. Percebe sons com rapidez. Reconhecem o rosto da mãe.Acompanham com os olhos os objetos e os sons.
*************************************************************************************
**************************************************************************************
-3 MESES-
Fase do balbucio.
Prazer em repetir sons.
Intervalo de 3ª menor é emitido (mi a sol 3).
Gosta de objetos sonoros e coloridos.Começa a voltar a cabeça para a fonte sonora.
Produz ruídos com a garganta e estala o céu da boca
.Reage a barulhos arregalando os olhos.
As mãos são a descoberta e as mantem abertas e segura objetos com firmeza.
Bate em um móbile e consegue um som ou movimento.(relação causa e efeito)
Leva tudo a boca.
Chora quando é deixado sozinho.(sinal de sociabilidade) Sorri em resposta a outro sorriso e a conversas .
*************************************************************************************
**************************************************************************************
-6 MESES-
Localiza sons laterais.
Brinca com objetos sonoros.Sacode maracás e chocalhos.
Emite sons simples.Pode balbuciar mama, papa sem associar significado.
Lambe,morde,
chupa tudo a seu alcance.Pode discernir vozes:amáveis de bravas.
Imita expressões.
Se diverte com jogos;”cadê nenê?Achou!
*************************************************************************************
**************************************************************************************
-9 MESES-
Localiza sons para o lado e para baixo indiretamente.
Entende algumas palavras como o “não”, seu nome,
Brinca de soltar brinquedos no chão e espera que peguem de volta.Busca objetos.Fase da lalação:da,nenê.Emite sons semelhantes ao seu meio.Bate palmas,joga beijos,dá tchau.Toca tambor,pandeiro,maracás,chocalhos e outros. Utiliza baquetas com as 2 mãos.Polegar e indicador funcionam como pinça para pegar.
*************************************************************************************
**************************************************************************************
-1 ANO-
Localiza sons laterais, para baixo e indiretamente para cima.Tenta se expressar e aponta. Fala “dá”.Entende conceitos como “aqui”,”lá”,”dentro”,”fora”,”para cima”,”para baixo”.Ataques de birra.Imita e copia ações e pessoas.Entende comandos.Grava músicas e algumas palavras e significados.Canta palavras dos finais de frases.A tessitura de voz pode alcançar 5 sons.(dó a sol 3).Gosta de dançar, apertar botões. Gosta de instrumentos de teclado.Pode soprar apitos e flautas.A rotina e firmeza dos pais ajudam a reforçar a estrutura emocional das crianças.Brincadeiras de “esconde-achou” ajuda a lidar com perda e reencontro.
*************************************************************************************
**************************************************************************************
-2 ANOS-Localiza os sons em qualquer ângulo.Período da justaposição de 2 palavras.Gosta de elogios e agradar a adultos.Entende simbolismos.
Começo do prazer da socialização.Começa a perceber as regras.
Localiza objetos e aponta.Pode fazer instrumentos musicais simples como maracás.Responde a perguntas e a conversa. Possessivo, quer que tudo seja dele.É marcado pelo negativismo:”Não vou”,”não quero”, “não gosto”.Toca instrumentos de bandinha rítmica e mantem rítmo por imitação.Ex:pandeiro, tambor, castanhola, reco-reco,ganzá,etc.Canta músicas inteiras (dó a lá 3)e repete movimentaçõeS.
**************************************************************************************
O QUADRO COMPLETO É ATÉ 5 ANOS.
A ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO ESTÁ SENDO FEITA E A REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA CONSTA NA MESMA.
**CASO VOCÊ TENHA INTERESSE EM APLICÁ-LO, ENTRE EM CONTATO COMIGO . ENVIAREI COMPLETO. AS EXPLICAÇÕES E QUESTIONÁRIO TAMBEM. OBRIGADA PELO SEU INTERESSE E PARTICIPAÇÃO. NYDIA .




quinta-feira, 6 de maio de 2010
MÚSICA PARA MAMÃES GESTANTES

ESPECIALMENTE MÃE DE UM SER ESPECIAL

domingo, 25 de abril de 2010
SUA VOZ UMA PONTE PARA A HARMONIA
MAIS UM ARTIGO MEU PUBLICADO NA:
www.personare.com..br/revista/saude-e-beleza/materia/510/sua-voz-uma-ponte-para-a-harmonia
SE GOSTAR ,INFORME PARA OUTROS. AJUDE-ME A COLABORAR MAIS COM A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS . DÊ SUGESTÕES E OPINIÕES.INCLUSIVE DE TEMAS A SEREM ABORDADOS.
OBRIGADA PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
quarta-feira, 21 de abril de 2010
MUSICA E MUSICOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
MATÉRIA EXIBIDA DIA 20/4/2010 PELO PROGRAMA NOTÍCIAS DA MANHÃ DA TV CIDADE VERDE AFILIADA DO SBT EM TERESINA PIAUÍ.
terça-feira, 6 de abril de 2010
EDUCAÇÃO MUSICAL TRANSFORMA

quarta-feira, 10 de março de 2010
A MUSICOTERAPIA E O PRATICANTE ESPORTIVO: RITMO IMPULSIONANDO MOVIMENTOS E SUPERANDO BARREIRAS.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
CÉREBRO E MÚSICA
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
MUSICOTERAPIA AJUDA CRIANÇAS EM REABILITAÇÃO NO APRENDIZADO DA FALA

sábado, 2 de janeiro de 2010
FELIZ 2010 !!! COM MUITO EQUILÍBRIO E MUSICOTERAPIA.

Assinar:
Postagens (Atom)